top of page
image.jpg

Quando já residia em Luanda, em 1971, o Rei de Maconge foi solicitado a evocar a formação do Reino, em texto destinado ao Boletim Comemorativo da V Festa de Confraternização dos Antigos Estudantes da Huíla. Não perdendo nunca a perspectiva histórica dos episódios que ele próprio viveu, D. Caio deixa claro que a necessidade de criação do Reino de Maconge se fez sentir como contraponto à actuação dos dirigentes da Academia da Huíla, que progressivamente deixavam morrer o culto das tradições, a praxe e o romantismo que constituem a matéria-prima de Maconge.

(Clicar na imagem para ver texto em PDF)

image.jpg

Quando o Rei D. Caio Júlio César da Silveira IV se ausentou para parte incerta, o seu sucessor ao leme de Maconge, foi D. Mário Saraiva de Oliveira. E foi por sua própria iniciativa e proposta, que o trono passou a ser ocupado para sempre por um Vice-Rei. D. Mário foi o primeiro.

E foi nos seus ombros que recaiu a ingente missão de prolongar Maconge para o espaço europeu.

(clicar na imagem para ver o texto em PDF)

Anuario_45.jpg
Anuario_58.jpg

O LICEU "DIOGO CÃO", durante muitos anos um dos dois únicos Liceus de Angola, foi pioneiro na publicação de "ANUÁRIOS", ou seja, do resumo de toda a realidade do Liceu durante um ano lectivo- instalações, professores, alunos, funcionários, actividades escolares e extra escolares.

Apenas foram publicados os dois Anuários que aqui se apresentam em formato PDF: o primeiro diz respeito ao ano lectivo de 1945/1946 e o segundo ao de 1958/1959. Chegaram a este site em fotocópias, por iniciativa respectivamente: do Vice-Rei D. OLAVO I e do Macongino ROGÉRIO ANDRADE. Ambos ficaram a enriquecer o espólio Documental de Maconge desde Setembro de 2012.

(para ler os Anuários em PDF, clicar nas imagens ao lado)

image.jpg
Medalha Comemorativa dos 25 anos de Reinado do Vice-Rei D. MÁRIO SARAIVA DE OLIVEIRA
image.jpg
Medalha comemorativa da inauguração dos REAIS PAÇOS DE MACONGE no Lubango
image.jpg
Medalha Comemorativa dos 75 anos de existência do REINO DE MACONGE
bottom of page