Notas Explicativas
NOTA 1 – Os Maconginos não morrem; apenas, num determinado momento das suas vidas, se Ausentam para Parte Incerta.
​
NOTA 2 – No início de cada Ceia Nacional, são evocados os Maconginos, que desde a Ceia anterior, se Ausentaram para Parte Incerta. Esta evocação estende-se ao Rei e Vice-Reis ausentes, aos professores e a todos os Maconginos que são homenageados com o primeiro viró-vira da noite, feito por todos os presentes, de pé e em silêncio. No final, este silêncio é quebrado com um vibrante grito académico a que todos respondem.
​
NOTA 3 – Todos os viró-vira ao longo da Ceia se designam por "primeiro viró-vira", significando que não há precedência entre eles.
GABRIELA LEAL DE ALMEIDA
No dia 28 de Dezembro de 2009 Ausentou-se para Parte Incerta a Macongina GABRIELA LEAL DE ALMEIDA, mãe de D. Victor Leal de Almeida, Marquês do Kalumbiro. Na Ceia Nacional do Sobado de Aveiro, no dia 27 de Fevereiro de 2010, foi-lhe dedicado o "Primeiro Viró-Vira da Noite", de pé e em silêncio, por todos os maconginos.
HONORATO MARQUES ALVES
Ausentou-se para Parte Incerta no dia 27 de Dezembro de 2009.
Na Ceia Nacional do Sobado de Aveiro, no dia 27 de Fevereiro de 2010, foi-lhe dedicado o "Primeiro Viró-Vira da Noite", de pé e em silêncio, por todos os maconginos.
EUDÉMIO WALTER CALDEIRA (Alfafa)
No dia 25 de Novembro de 2009 Ausentou-se Para Parte Incerta. Na Ceia Nacional do Porto, no dia 28 de Novembro de 2009, foi-lhe dedicado o "Primeiro Viró-Vira da Noite", de pé e em silêncio, por todos os maconginos.
ARTUR TELES DE CARVALHO
No dia 15 de Outubro de 2009 Ausentou-se para Parte Incerta o Macongino ARTUR TELES DE CARVALHO, Magister Equitum Caveirorum, , Fundador do Reino de Maconge. Na Ceia Nacional de Portimão, no dia 31 de Outubro, foi-lhe dedicado o "Primeiro Viró-Vira da Noite", de pé e em silêncio, por todos os maconginos.
A notícia recebida de seu filho, o Macongino Artur Manuel Bonnet Teles de Carvalho: "Caros Maconginos. O meu pai, Magister Equitum Caveirorum, Artur Teles de Carvalho, partiu para parte incerta, no dia 15/10/2009, sexta-feira. Levou as excelentes recordações que tinha do Reino! Partiu da cubata em Paço de Arcos, feliz e tranquilo. Deixou-nos um modelo, uma referência, de como uma Pessoa pode viver em harmonia consigo próprio e com os outros. Levou uma vida simples mas não simplista. Um abraço, Artur Manuel Bonnet Teles de Carvalho, também em nome do Magister Equitum Caveirorum."
RUI SECA CORREIA DE FREITAS
Ausentou-se para Parte Incerta no dia 16 de Outubro de 2009.
Foram-lhe prestadas as homenagens da praxe por um numeroso grupo de maconginos, encabeçado por Sua Majestade o Vice-Rei de Maconge, D. Olavo I, Grão-Duque de Mocolocolo. em Rio de Mouro. Ainda segundo a praxe de Maconge, no decorrer da Ceia Nacional de Portimão, no dia 31 de Outubro, foi-lhe dedicado o "Primeiro Viró-Vira da Noite", de pé e em silêncio, por todos os maconginos.
MÁRIO PRATT
No dia 7 de Outubro de 2009 Ausentou-se Para Parte Incerta o Macongino MÁRIO PRATT.
Foi Fundador do Reino e companheiro muito próximo de Sua Majestade Don Caio Júlio César da Silveira IV.
Segundo a praxe de Maconge, no decorrer da Ceia Nacional do Sobado de Aveiro, no dia 27 de Fevereiro de 2010, foi-lhe dedicado o "Primeiro Viró-Vira da Noite", de pé e em silêncio, por todos os maconginos.
RESERVA DE IMAGENS E DE TEXTOS
TODAS AS IMAGENS, TEXTOS E DOCUMENTOS INCLUÍDOS NESTE SITE SÃO CÓPIAS DE ORIGINAIS QUE PERTENCEM A MACONGINOS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS E QUE, EXPLICITAMENTE, AUTORIZARAM A SUA PUBLICAÇÃO NESTE SITE OFICIAL DE MACONGE.
ASSIM, CONSIDERA-SE ABUSIVA A SUA UTILIZAÇÃO NOUTROS CONTEXTOS, NOMEADAMENTE NAS CHAMADAS "REDES SOCIAIS" QUE, PELO SEU CARÁCTER GENERALISTA NÃO ATENDEM CLARAMENTE À RESERVA DE IMAGEM E DE AUTOR QUE ESTÁ IMPLÍCITA A CADA DOCUMENTO, TEXTO OU FOTOGRAFIA, AINDA MAIS QUANDO NÃO IDENTIFICADOS E OMITIDA A SUA PROVENIÊNCIA.
CHAMA-SE A ESPECIAL ATENÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DOS "AUSENTES EM PARTE INCERTA", CEDIDAS PELOS SEUS FAMILIARES EM LUTO, COM UMA FINALIDADE ESPECÍFICA E RESTRITA.