top of page

Notas Explicativas

NOTA 1 – Os Maconginos não morrem; apenas, num determinado momento das suas vidas, se Ausentam para Parte Incerta.

​

NOTA 2 – No início de cada Ceia Nacional, são evocados os Maconginos, que desde a Ceia anterior, se Ausentaram para Parte Incerta. Esta evocação estende-se ao Rei e Vice-Reis ausentes, aos professores e a todos os Maconginos que são homenageados com o primeiro viró-vira da noite, feito por todos os presentes, de pé e em silêncio. No final, este silêncio é quebrado com um vibrante grito académico a que todos respondem.

​

NOTA 3 – Todos os viró-vira ao longo da Ceia se designam por "primeiro viró-vira", significando que não há precedência entre eles.

API_José Martins

JOSÉ HORÁCIO PIRES MARTINS

De Cascais Ausentou-se para Parte Incerta no dia 28 de Dezembro de 2013. Contava 73 anos de idade e era casado com a Macongina Fátima Estevão.

Na Ceia Nacional de Maconge realizada nos Reais Paços de Maconge, no Lubango, Berço do Reino, foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no primeiro Viró-Vira da noite.

API_Virgilio Paulo da Silva.jpeg

VIRGÍLIO PAULO DA SILVA

Da Parede, Cascais, Ausentou-se para Parte Incerta no dia 17 de Dezembro de 2013. Era Ministro da Fazenda do Reino de Maconge.

De acordo com a praxe de Maconge, na Ceia Nacional realizada nos Reais Paços de Maconge no Lubango, Berço do Reino, foi recordado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

API_António Santos

ANTÓNIO MARTINS DOS SANTOS

Do Berço do Reino Ausentou-se para Parte Incerta no dia 6 de Dezembro de 2013. Foi empresário de grande prestígio em Angola.

A sua despedida aconteceu no dia 9 de Dezembro, acompanhado por muitos dos Maconginos residentes no Lubango.

Na Ceia Nacional, nos Reais Paços de Maconge no Berço do Reino, na presença de S.M. o Vice-Rei D. Olavo I, foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no primeiro Viró-Vira da noite.

API_Ricardo Martins

RICARDO DA CONCEIÇÃO MARTINS

De Amora, Seixal, Ausentou-se para Parte Incerta no dia 1 de Dezembro de 2013.Contava 93 anos - nasceu em 1920 na Mapunda, Lubango. Estudou no Liceu Diogo Cão, nos seus primórdios - anos 30. Foi funcionário (Condutor) do Caminho de Ferro de Benguela até 1975, quando veio para Portugal, reformado.

Na Ceia Nacional de Maconge, no Berço do Reino, foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no primeiro Viró-Vira da noite.

API_José Abrantes

JOSÉ HERMENEGILDO SAMPAIO ABRANTES

Ausentou-se para Parte Incerta no dia 24 de Novembro de 2013. Era casado com a Macongina Isabel Abrantes.

Na Ceia Nacional de Maconge, foi-lhe prestada homenagem por todos os Maconginos, no primeiro Viró-Vira da Noite.

SemImagem.jpg

JOSÉ CASIMIRO DOS SANTOS ESPINHA

De Maia, Porto, Ausentou-se para Parte Incerta dia 17 de Novembro de 2013.

Foi companheiro de turma do nosso Vice-Rei D. Olavo I e exercia a profissão de Engenheiro Civil.

Na Ceia Nacional de Maconge, na presença do nosso Vice-Rei D. Olavo I, foi-lhe prestada homenagem por todos os Maconginos, no primeiro Viró-Vira da noite, como consagra a Praxe do Reino de Maconge.

ARMÉNIO DA ROCHA MANGERICÃO

De Monte Abraão Ausentou-se para Parte Incerta dia 15 de Outubro de 2013. Era irmão do nosso Retratista do Reino D. JOÃO MANUEL MANGERICÃO (Neco).

Cumprindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional do Sobado de Portimão e na presença do Vice-Rei D. Olavo I, foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

API_Vitor Leal

VICTOR MANUEL LEAL DE ALMEIDA

Do Barreiro Ausentou-se para Parte Incerta na madrugada de 3 de Outubro de 2013. Era o nosso Marquês do Kalumbiro.

De acordo com a praxe de Maconge, na Ceia Nacional do Sobado de Portimão e na presença do Vice-Rei D. Olavo I, foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

NOTA BIOGRÁFICA: VICTOR MANUEL LEAL DE ALMEIDA, nasceu no Lubango em 18.11.1947. Estudou no Liceu Diogo Cão e formou-se no Instituto Comercial. Foi técnico da Missão de Extensão Rural de Angola. Em Portugal trabalhou numa empresa do ramo de produtos pecuários. Depois foi para Macau onde dirigiu os serviços administrativos do matadouro; neste território esteve catorze anos acompanhado da família.

SemImagem.jpg

MANUEL AFONSO MARTINS "O CÁPSULA"

Do Lubango, Berço do Reino, Ausentou-se para Parte Incerta no dia 30 de Agosto de 2013. Era bem conhecido entre a malta como "O CÁPSULA". Foi contemporâneo do nosso "Cardial" D. Adrega e era muito conhecida a sua faceta de desportista, como ponta-de-lança da Académica da Huíla.

Cumprindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional do Sobado de Leiria, foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

SemImagem.jpg

JORGE TEIXEIRA DE SOUSA (GASOSA)

Do Lubango, Berço do Reino, Ausentou-se para Parte Incerta no dia 17 de Setembro de 2013. O "GASOSA", como era popularmente conhecido devido aos desportos motorizados que sempre praticou. Foi vítima de um acidente no Chongoroi.

Era irmão do Macongino Valter Teixeira de Sousa, que também se ausentou no passado dia 24 de Junho.

Seguindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional do Sobado de Leiria foi lembrado, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

API_Levi Gil

LEVI ANTÓNIO DOS SANTOS GIL

De Lisboa (Paço d'Arcos), Ausentou-se para Parte Incerta, dia 5 de Setembro de 2013. Tinha 68 anos e era irmão do Macongino José Gil, este residente no Lubango, Berço do Reino. Frequentou a EICAP - Escola Industrial e Comercial Artur de Paiva. Era filho do taxista Gil, muito conhecido na cidade de Sá da Bandeira, hoje Lubango

Na Ceia Nacional do Sobado de Leiria foi recordado, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

SemImagem.jpg

ARMANDO SILVÉRIO CHAVES

Da Parede, Cascais, Ausentou-se para Parte Incerta no dia 28 de Julho de 2013. Foi contemporâneo e companheiro do Vice-Rei D. Mário.

Seguindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional do Sobado de Leiria foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

API_Carlos Colaço

CARLOS PORTUGAL COLAÇO

Do Lubango, Berço do Reino, Ausentou-se para Parte Incerta no dia 20 de Julho de 2013.

Nascido a 7/5/1941, era irmão dos Maconginos Maria Helena Colaço Flora e Fernando Portugal Colaço (API).

Seguindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Maconge foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

API_Judite Andrade

JUDITE DUARTE ANDRADE

De Oeiras Ausentou-se para Parte Incerta no dia 13 de Julho de 2013. Era mãe da nossa Baronesa do Bruco, DONA MARIA LUISA ANDRADE AREIAS. Natural do Lubango, tinha completado 99 anos de idade no passado mês de Fevereiro.

Na Ceia Nacional do Sobado de Leiria foi homenageada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

API_Mário Roque

MÁRIO MANUEL DAS DORES ROQUE

De Paranaguá, cidade do Estado do Paraná, Brasil, Ausentou-se para Parte Incerta no dia 1 de Julho de 2013.

Era tio do nosso Arcebispo de Wiriambundo e Marquês do Kangolo, D. EDGAR MACEDO.

Estudou no Liceu Nacional Diogo Cão de 1956 a 1958. Tinha 71 anos e era Prefeito de Paranaguá. Conhecido por "Prefeito do Povo", o seu funeral constituiu uma impressionante manifestação popular de pesar naquele Estado do Brasil.

Na Ceia Nacional do Sobado de Leiria foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

SemImagem.jpg

VALTER TEIXEIRA DE SOUSA

Do Lubango, Berço do Reino, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 24 de Junho de 2013. Frequentou a EICAP - Escola Industrial e Comercial "Artur de Paiva". Era neto do Colono António de Sousa, da Mapunda. (António de Sousa que era também tio-avô do nosso Vice-Rei D. Olavo I).

Era muito conhecido entre os Maconginos, já que a sua padaria fornecia o pão e as broas para as tradicionais Ceias de Maconge.

Cumprindo a praxe, na Ceia Nacional do Ducado de Luanda foi homenageado, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

API_Alcidio Esteves

ALCÍDIO DOS REIS ESTEVES

De Queluz Ausentou-se para Parte Incerta, dia 24 de Abril de 2013.

Pai dos Maconginos ANA MARIA e ALCÍDIO ESTEVES, em Angola foi durante vários anos Administrador do Concelho do Lubango.

Cumprindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Santo André foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

API_Conceição Adrega

CONCEIÇÃO FERREIRA DE CARVALHO ADREGA

De Lisboa, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 15 de Abril de 2013. Era Mãe do nosso "Cardial" Dom Alexandre Adrega e do seu irmão Fernando José Adrega.

De acordo com a praxe de Maconge na Ceia Nacional de Santo André foi lembrada e homenageada, de pé e em silêncio, por todos os Maconginos, com o Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Luis Rodrigues

LUIS FILIPE FERRÃO RODRIGUES

Do Berço do Reino, Lubango, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 4 de Abril de 2013. Era irmão do Macongino Mané Rodrigues.

Cumprindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Santo André foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, com o Primeiro Viró-Vira da noite.

SemImagem.jpg

JOSÉ FIGUEIREDO FERNANDES "ZÉZÉ FARRICA"

Do Berço do Reino, Lubango, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 31 de Março de 2013. Era filho de José Figueiredo Fernandes "Zèquinha Farrica" que, durante muitos anos, foi Presidente da Câmara Municipal de Sá da Bandeira, concelho do Lubango.

Cumprindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Santo André foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

SemImagem.jpg

ADÉLIO CALDEIRA

Do Berço do Reino, Lubango, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 31 de Março de 2013. Frequentou a EICAP - Escola Industrial e Comercial de Artur de Paiva.

Cumprindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Santo André foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, com o Primeiro Viró-Vira da noite.

API_Nélia Godinho

NÉLIA NÓBREGA MACHADO GODINHO "LILA"

De Massamá, Queluz, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 25 de Março de 2013. Era Irmã do nosso Vice-Rei Don Olavo I e do Soba de Santo André, Don Osvaldo Godinho. A Lila regressava regularmente ao Lubango, integrada em grupos de Maconginos.

Na Ceia Nacional de Santo André a Nélia foi lembrada e homenageada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

SemImagem.jpg

FERNANDO FALCÃO

De Setúbal Ausentou-se para Parte Incerta, dia 22 de Março de 2013. Era engenheiro civil e residia em Setúbal.

Seguindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Santo André foi-lhe dedicado o Primeiro Viró-Vira da Noite, de pé e em silêncio, por todos os Maconginos.

SemImagem.jpg

MANUELA PEREIRA

De Torres Vedras Ausentou-se para Parte Incerta, dia 21 de Fevereiro de 2013. Era viúva do sr. Pereira do Caminho de Ferro de Moçâmedes e mãe dos Maconginos José Oliveira Pereira "Zé Quindufo", Visconde da Mulola, (que foi Presidente da Academia da Huíla) e das Maconginas Milú e Fatinha Pereira.

Cumprindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Aveiro foi-lhe dedicado o Primeiro Viró-Vira da Noite, de pé e em silêncio, por todos os Maconginos.

API_Ana Nóbrega

ANA ADELAIDE GAVINO NÓBREGA

De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta, dia 12 de Fevereiro de 2013. Era mãe dos ilustres Maconginos Jovita Nóbrega e Francisco Nóbrega "Bebé", tendo laços familiares com o nosso Vice-Rei e família Godinho. Era a mais antiga estudante do Liceu Diogo Cão, uma vez que chegou a frequentar a Escola Primária Superior, precursora do LDC e no Ultramar Europeu foi presença frequente nas Ceias de Maconge.

De acordo com a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Aveiro foi-lhe dedicado o Primeiro Viró-Vira da Noite, de pé e em silêncio, por todos os Maconginos.

API_Soledade Amaro

SOLEDADE ABREU AMARO "CUCA"

De Lisboa onde residia, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 7 de Fevereiro de 2013. Era natural da Chibia.

Na Ceia Nacional de Aveiro a praxe de Maconge foi mais uma vez cumprida, lembrando a Macongina "Cuca" Amaro no Primeiro Viró-Vira da noite, de pé e em silêncio, por todos os Maconginos.

API_Orlando Carmo

ORLANDO CARMO

Do Lubango, Berço do Reino, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 5 de Fevereiro de 2013. Sempre viveu no Lubango donde irradiava a sua actividade como um dos mais conceituados empreendedores do sul de Angola.

Segundo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Aveiro foi lembrado no Primeiro Viró-Vira da Noite, de pé e em silêncio, por todos os Maconginos.

API_Octávio Oliveira

OCTÁVIO GOMES DE OLIVEIRA

De Setúbal Ausentou-se para Parte Incerta dia 27 de Janeiro de 2013. Contava 81 anos de idade e era pai do Macongino Paulo de Oliveira. Em Sá da Bandeira foi proprietário da Camionagem "Porta-a-Porta".

Cumprindo a praxe de Maconge na Ceia Nacional de Aveiro foi homenageado com o Primeiro Viró-Vira da Noite, de pé e em silêncio, por todos os Maconginos

API_Samuel Agostinho

SAMUEL DE OLIVEIRA AGOSTINHO

De Almada Ausentou-se para Parte Incerta dia 27 de Janeiro de 2013. Em Sá da Bandeira e depois em Almada, exerceu a profissão de Enfermeiro.

Seguindo a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Aveiro foi lembrado no Primeiro Viró-Vira da Noite, de pé e em silêncio, por todos os Maconginos.

API_Maria Freitas

MARIA HELENA CORREIA DE FREITAS

De Mem Martins Ausentou-se para Parte Incerta dia 23 de Janeiro de 2013. Era viúva do Macongino Rui Seca Correia de Freitas e, da sua rica história de vida sobressai o facto de ter sido a primeira mulher que obteve o "Brevet" de Piloto Aviador em Angola, tendo pilotado diversas aeronaves nos céus angolanos.

De acordo com a praxe de Maconge, na Ceia Nacional de Aveiro foi-lhe dedicado o Primeiro Viró-Vira da Noite, de pé e em silêncio, por todos os Maconginos.

SemImagem.jpg

CARLOS ALBERTO FREITAS VIEIRA "CAÍTA"

Do Funchal Ausentou-se para Parte Incerta dia 17 de Janeiro de 2013. O CAÍTA era filho do Professor Higino Vieira e irmão dos Maconginos Henrique, Eugénia, Margarida, Belí, Gino, Teresa e Zé Luís.

Seguindo a praxe de Maconge na Ceia Nacional no Lubango foi homenageado no Primeiro Viró-Vira da Noite, de pé e em silêncio, por todos os Maconginos.

RESERVA DE IMAGENS E DE TEXTOS

TODAS AS IMAGENS, TEXTOS E DOCUMENTOS INCLUÍDOS NESTE SITE SÃO CÓPIAS DE ORIGINAIS QUE PERTENCEM A MACONGINOS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS E QUE, EXPLICITAMENTE, AUTORIZARAM A SUA PUBLICAÇÃO NESTE SITE OFICIAL DE MACONGE.

ASSIM, CONSIDERA-SE ABUSIVA A SUA UTILIZAÇÃO NOUTROS CONTEXTOS, NOMEADAMENTE NAS CHAMADAS "REDES SOCIAIS" QUE, PELO SEU CARÁCTER GENERALISTA NÃO ATENDEM CLARAMENTE À RESERVA DE IMAGEM E DE AUTOR QUE ESTÁ IMPLÍCITA A CADA DOCUMENTO, TEXTO OU FOTOGRAFIA, AINDA MAIS QUANDO NÃO IDENTIFICADOS E OMITIDA A SUA PROVENIÊNCIA.

CHAMA-SE A ESPECIAL ATENÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DOS "AUSENTES EM PARTE INCERTA", CEDIDAS PELOS SEUS FAMILIARES EM LUTO, COM UMA FINALIDADE ESPECÍFICA E RESTRITA.

bottom of page