Reino de Maconge

DESTAQUES

  ____________2014___________

ALFREDO CABRITA PONTES [LELLO]

De Vale de Amoreira, Barreiro, Ausentou-se para Parte Incerta dia 19 Novembro de 2014. O Macongino Alfredo Pontes frequentou a EICAP - Escola Industrial e Comercial Artur de Paiva, onde era mais conhecido por LELLO.

Na Ceia Nacional do Sobado de Torres Vedras, foi homenageado com o Primeiro Viró-Vira da Noite, por todos os Maconginos de pé e em silêncio.

MARIA ANTÓNIA FIGUEIRA

De Luanda Ausentou-se para Parte Incerta dia 15 de Novembro de 2014. A Macongina Maria Antónia pertence a uma das mais ilustres famílias do Lubango - família Nóbrega - a que pertence também o nosso Vice-Rei D. Olavo e era uma grande e dedicada Macongina, sempre presente em todos os eventos do Ducado de Luanda.

Segundo a praxe de Maconge - que Maria Antónia cumpria e respeitava - foi lembrada no Primeiro Viró-Vira da Noite nas Ceias Nacionais de Luanda e de Torres Vedras.

Click to edit table header

HOMERO BASTOS JÚNIOR "O KUIO"

De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta dia 14 de Novembro de 2014 o Macongino HOMERO BASTOS JÚNIOR, mais conhecido no seu tempo do Liceu Diogo Cão (anos 50) , como "O Kuio". Era engenheiro civil, há muito radicado em Portugal. Participou em várias ceias, entre as quais a de Toronto em 2005, de cujo álbum se extraiu a fotografia junto.

Para além da cerimónia Macongina do Adeus, foi homenageado na Ceia Nacional do Sobado de Torres Vedras
JOÃO DA SILVA VILARES
De Setúbal Ausentou-se para Parte Incerta, dia 4 de Novembro de 2014. Nasceu em 1931.
Na Ceia Nacional do Sobado de Torres Vedras, foi lembrado no Primeiro Viró-Vira da Noite por todos os Maconginos, de pé e em silêncio.
AURÉLIO LOPES PEREIRA DUARTE
De Portimão Ausentou-se para Parte Incerta dia 5 de Outubro de 2014. Contava 77 anos de idade.
Na Ceia Nacional de Portimão, foi lembrado no Primeiro Viró-Vira da Noite, por todos os Maconginos de Pé e em silêncio.
JOSÉ MARTINS CASTRO ALVES
De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta, dia 22 de Setembro de 2014. Estudou no Liceu Nacional de Diogo Cão na década de 1950. Distinguiu-se no desporto huilano, tendo jogado hóquei em patins e futebol na Académica da Huila. Em Portugal foi funcionário da Caixa Geral de Aposentações.
Na Ceia Nacional de Leiria foi lembrado no Primeiro Viró-Vira da Noite, com todos os Maconginos de pé e em silêncio.

EMÍDIO ARNALDO FREITAS RANGEL

De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta, dia 13 de Agosto de 2014. O Macongino EMÍDIO RANGEL nasceu em Setembro de 1946 em Sá da Bandeira, actual Lubango, e frequentou o Liceu Nacional de Diogo Cão do 1º ao 7º ano. Dedicou-se à Comunicação Social, primeiro em Angola, em Sá da Bandeira, onde criou o "Estúdio A" e o programa "Nocturno" emitido na Rádio Comercial de Angola. Em Portugal participou activamente na criação da TSF e da SIC, tornando-se figura pública de referência.

Na Ceia Nacional de Leiria foi lembrado no Primeiro Viró-Vira da Noite por todos os Maconginos, de pé e em silêncio.

 
MARIA EMÍLIA NETO SERRA
De Carcavelos ausdentou-se para Parte Incerta, dia 1 de Agosto de 2014.  Frequentou o Liceu Nacional Diogo Cão do 1º ao 7º ano. Era filha do também Macongino Alfredo Neto, que foi Secretário da Câmara Municipal de Sá da Bandeira durante muitos anos, actualmente a residir em Carcavelos. Na Ceia Nacional do Sobado de Leiria, foi homenageada com o Primeiro Viró-Vira da Noite, por todos os Maconginos de pé e em silêncio.
FERNANDO CARLOS FERNANDES MELO
De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta dia 25 de Julho de 2014, com 63 anos de idade, vítima de acidente. 
Estudou no Liceu Diogo Cão, onde concluiu o 7º ano no ano lectivo de 1967/68. Era filho do Maxcongino Fernando Melo, que foi contemporâneo e companheiro do nosso Rei D. Caio e, posteriormente, Director da Alfândega em Sá da Bandeira.
O Fernando Carlos foi companheiro e amigo próximo dos Maconginos Alexandre Adrega, Edgar Macedo, Henrique Higino, Inês Chibia, e Paulo Jorge, entre outros.
Na Ceia Nacional do Sobado de Leiria,  foi homenageado com o Primeiro Viró-Vira da Noite, em pé e em silêncio por todos os Maconginos.
LUIS DE OLIVEIRA FONTOURA
De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta dia 28 de Junho de 2014, com 81 anos de idade . Estudou no Liceu Diogo Cão, foi para Portugal onde se formou, foi fundador do PSD e directo colaborador de Sá Carneiro. Foi várias vezes vice-presidente daquele partido, tendo desempenhado diversos cargos no governo, nomeadamente o de Secretário de Estado da Comunicação Social. 
Era irmão dos Maconginos Carlos Fontoura, residente em Luanda, e de José Manuel Fontoura "Zeta", Visconde da Kilewa e Sobeta do Sobado do Porto. Na Ceia Nacional do Sobado de Leiria, foi lembrado e homenageado com o Primeiro Viró-Vira da Noite, por todos os Maconginos de pé e em silêncio..
FERNANDINO PAULO DE FIGUEIREDO RODRIGUES (BRUNIDO)
De Setúbal Ausentou-se para Parte Incerta dia 17 de Junho de 2014. Foi enfermeiro em Angola e em Portugal e foi um dos fundadores da AMI - Assistência Médica Internacional. Casado com a Macongina Armanda Martins Alves, professora na EICAP, era pai dos Maconginos Paula Romana Brunido,  Paulo Brunido, Luisa Fernanda Brunido, Carla Brunido e Sandra Brunido.
Na Ceia Nacional de Santo André de 28 de Junho foi-lhe prestada a devida homenagem, com o Primeiro Viró-Vira da Noite por todos os Maconginos, de pé e em silêncio.
MARIA MANUELA FERREIRA DA SILVA VAN DER KELLEN PINTO
Do Porto Ausentou-se para Parte Incerta dia 7 de Junho de 2014. Era casada com o nosso Conde da Ukanda e Soba do Porto, JOSÉ LEITÃO PINTO.
Na Ceia Nacional de Santo André foi-lhe prestada a devida homenagem por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.
PALMIRA FERNANDES VENTURA "FARRICA"
Do Lubango, Berço do Reino, Ausentou-se para Parte Incerta dia 5 de Junho de 2014. Era irmã do nosso Duque-Mor do Lobito e Duque de Riba-Mucufi D. Raúl Figueiredo Fernandes "Farrica" (API), e do Macongino Emídio de Figueiredo Fernandes, o conhecido Dr. Farrica, e mãe dos Maconginos Joaquim Ventura, Teresa Ventura e Margarida Ventura.
Na Ceia Nacional de Santo André foi-lhe prestada a devida homenagem por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.
CAMILO REIS RODRIGUES
De S.Paulo, Brasil, Ausentou-se para Parte Incerta dia 22 de Maio de 2014, aos 80 anos .1934). Irmão dos Maconginos Lucília, Edmundo (API), José Amador (API), Higino e Júlio Rodrigues. Frequentou o LNDC e o Internato de 1948 a 1955.Natural de Caluquembe, onde foi comerciante até 1975, vivendo depois em S. Paulo, onde foi também comerciante. Pai, avô, bisavô e sogro de numerosa família.
Na Ceia Nacional de Lisboa foi-lhe prestada a devida homenagem por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.
JOSÉ ANTÓNIO MACHADO DE MATOS
De Paio Pires, Seixal, Ausentou-se para Parte Incerta dia 15 de Maio de 2014. Era casado com a Macongina Graça Judas. Aos 61 anos de idade, foi vítima de um acidente de trabalho ao serviço da EDP, em Bragança. Frequentou a EICAP - Escola Industrial e Comercial Artur de Paiva, onde tirou o Curso de Electricista. Foi nessa qualidade que se empenhou graciosamente, na electrificação dos originais Reais Paços de Maconge, no Lubango.
Na Ceia Nacional do Sobado de Lisboa foi-lhe prestada a devida homenagem por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.
ALCINA GONÇALVES LEBREIRO FERREIRA
De Portimão Ausentou-se para Parte Incerta, dia 15 de Maio de 2014. Nasceu a 8/6/41 e era viúva do Macongino MÁRIO JÚLIO SIMÕES FERREIRA, em Parte Incerta desde Janeiro de 2011. São conhecidos pela maior parte dos Maconginos, pela alegria e disponibilidade com que participavam nas Ceias de Maconge. Acompanharam o Vice-Rei D. Olavo I nas deslocações ao Berço do Reino, desde 2003.
Na Ceia Nacional de Lisboa foi evocada a sua memória por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.
RUI ALBERTO SIMÕES
De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta, dia 14 de Maio de 2014.  É Duque do Loango e Duque-Mor de Cabinda. Era pai da Macongina Menó Simões. Foi companheiro em Maconge de muitos nobres, entre os quais Fernando Padrão, Alexandre Adrega, e do próprio Vice-Rei D. Olavo I.
Era o primeiro Duque-Mor nomeado pelo próprio Rei D. César da Silveira IV.
Foi lembrado na Ceia Nacional de Maconge e homenageado com o Primeiro Viró-Vira da Noite, em pé e em silêncio por todos os Maconginos.

MARIA LEONOR GÜNDERSEN "MINÔ"

De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta no dia 7 de Maio de 2014.

Era Bióloga e foi professora no Liceu de Vila Real de Santo António. Tinha 61 anos.

A Minô foi lembrada e homenageada por todos os Maconginos e foi-lhe dedicado o Primeiro Viró-Vira da noite, na Ceia Nacional de Lisboa.

CÉLIO MANUEL ALVES ESPINHA

De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta no dia 27 de Abril de 2014. Era filho do proprietário da famosa empresa de Sá da Bandeira RÁDIO FOTO BAZAR. Foi companheiro de turma no Liceu Diogo Cão do nosso Vice-Rei D. Olavo I.

Na Ceia Nacional de Lisboa foi-lhe prestada a devida homenagem por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

 

ELIAS SALVADOR MARTINS

De Vila Franca de Xira Ausentou-se para Parte Incerta no dia 24 de Abril de 2014.

Contava 83 anos de idade. Nasceu no Lubango e frequentou o Liceu Diogo Cão. Foi enfermeiro em Angola e depois em Portugal, até se reformar.

Foi lembrado na Ceia Nacional de Lisboa com o Primeiro Viró-Vira da Noite, em pé e em silêncio por todos os Maconginos.

ANTÓNIO JOSÉ DINIZ GUIMARÃES

Do Porto Ausentou-se para Parte Incerta no dia 23 de Abril de 2014.

Era conhecido fraternalmente entre a malta por BLANDIRA. Era irmão de Fernando Diniz Guimarães, "Santinha",  Conselheiro de Estado, igualmente Ausente em Parte Incerta.

Na Ceia Nacional do Sobado de Lisboa foi-lhe prestada a devida homenagem por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

MONTSERRAT GARCÊS PALHA

De Oeiras Ausentou-se para Parte Incerta no dia 20 de Abril de 2014. Era viúva do conhecido cirurgião de Sá da Bandeira dr. Garcês Palha, - que foi também professor no Liceu Diogo Cão - e mãe dos Maconginos Helena, Patrícia e Joaquim Garcês Palha.

Na Ceia Nacional de Lisboa foi lembrada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no primeiro Viró-Vira da Noite.

HUGO MIGUEL MACHADO

De Aveiro Ausentou-se para Parte Incerta no dia 10 de Abril de 2014. Era filho dos Maconginos AMÉLIA e IVO MACHADO.

Para além da singela e comovida homenagem que um grupo de Macoginos lhe prestou na despedida, o Hugo Miguel foi lembrado e homenageado na Ceia Nacional do Sobado de Lisboa, por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no primeiro Viró-Vira da noite.

NOELMA DA ASSUNÇÃO RANGEL DA SILVA CERDEIRA

De Corroios, Seixal, Ausentou-se para Parte Incerta no dia 1 de Abril de 2014.

Na Ceia Nacional de Lisboa foi lembrada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no primeiro Viró-Vira da Noite.

MÁRIO GOMES

MÁRIO GOMES

De S. Salvador da Bahía, Brasil, Ausentou-se para Parte Incerta no dia 25 de Março de 2014. O Macongino MÁRIO GOMES, que frequentou o Liceu Nacional Diogo Cão até aos anos 60, foi locutor do Rádio Clube da Huíla e da Rádio Comercial de Angola, foi piloto comercial da TASA - Táxis Aéreos do Sul de Angola - e em 1975 foi para o Brasil, onde seguiu a carreira de Comandante de Aeronaves até há poucos anos

Foi homenageado com o Primeiro Viró-Vira da Noite na Ceia Nacional de Maconge, nos Reais Paços de Maconge, no Lubango, Berço do Reino, Ceia presidida pelo Vice-Rei de Maconge, Dom Olavo I.

CARLOS ALBERTO BRITO

Da Lousã Ausentou-se para Parte Incerta no dia 7 de Março de 2014. Era casado com a Macongina Fernanda Seco.

Na Ceia Nacional de Maconge no Lubango, Berço do Reino, foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no primeiro Viró-Vira da noite.

ORLANDO MORAIS E SILVA

De Almada Ausentou-se para Parte Incerta no dia 25 de Janeiro de 2014. Era proprietário do Restaurante "Pátio dos Leitões", em Alfragide, que serviu de palco privilegiado de muitos Convívios de Maconge, nomeadamente dos almoços de homenagem e despedida de Maconginos e das reuniões do Conselho de Estado.

Na Ceia Nacional do Lubango, Berço do Reino, na presença de S.M. o Vice-Rei D. Olavo I, foi homenageado por todos os maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite, como determina a praxe de Maconge.

MANUELA DA SILVA NÓBREGA DE DRUMOND LUDOVICE

MANUELA DA SILVA NÓBREGA DE DRUMOND LUDOVICE Ausentou-se para Parte Incerta no dia 16 de Janeiro de 2014. Foi aluna do Liceu Diogo Cão, licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências  da Universidade de Lisboa, tendo lecionado na antiga Escola Artur de Paiva e depois no Liceu Diogo Cão de 1963 a 1975. 

NOTAS BIOGRÁFICAS: Angolana, (Chicoronha de segunda geração), filha de Francisco Sousa Nóbrega e de Gabriela Teixeira  da Silva. Casou a 1 de Abril de 1960, na capelinha da Sra. do Monte, com José Frederico Bravo de Drummond Ludovice. Descendente das famílias dos antigos colonos madeirenses do Lubango, Nóbregas, Sousas da Mapunda, Pontes e Teixeiras da Silva. Era prima direita do nosso Vice-Rei D. Olavo I. 

Na Ceia Nacional, nos Reais Paços de Maconge no Berço do Reino, na presença de S.M. o Vice-Rei D. Olavo I, foi lembrada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no primeiro Viró-Vira da noite.

MÁRIO FÁTIMA DA SILVEIRA

Ausentou-se para Parte Incerta no dia 13 de Janeiro de 2014. Era primo do nosso Rei e "irmão-do-peito" do nosso Vice-Rei D. Olavo.

Na Ceia Nacional, nos Reais Paços de Maconge no Berço do Reino, na presença de S.M. o Vice-Rei D. Olavo I, foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no primeiro Viró-Vira da noite.